Ponte Medieval de Travassós
Ponte Medieval de Travassós
Ponte Medieval de Travassós
Ponte Medieval de Travassós

Ponte Medieval de Travassós

Descrição

A Ponte de Travassós, sobre o rio Ferro, liga as povoações de Santinho e Perlonga a Travassós, constituindo-se como uma ponte local, que segundo Carlos Alberto Ferreira de Almeida possui estrutura e características técnicas que lhe conferem uma filiação medieval, talvez de finais do século XIV ou inícios do século XV.

A primeira referência documental a esta ponte remonta às inquirições de 1758, onde o pároco de Jugueiros, refere que “… nesta freguesia duas pontes cada huam so com seu arco huma no lugar de Travaços e outra no lugar de S. Joam e por nam terem estrada comuma servem so para os vezinhos …”, reforçando o carater local destas duas pontes que poderão ser contemporâneas.

A sua articulação com a artéria do Fiel, outrora dotada de poldras na zona dalevada, e a via que atravessa o aglomerado habitacional de Travassós e se dirige para Chelos, onde se ainda preserva uma extensão significativa lajeada, reforça a seu cariz local.

Do ponto de vista arquitetónico, a Ponte de Travassós é um belo exemplar de arquitetura civil de filiação medieval caracterizada por tabuleiro em ligeiro cavalete assente num arco ligeiramente apontado em cantaria. O pavimento, apesar de estar recoberto em cubo de granito, é composto por lajeado onde assentam as guardas em granito que acompanham o perfil em cavalete do tabuleiro. Na parte superior das guardas são visíveis uma série de cruciformes, especialmente nas guardas centrais do tabuleiro a montante e jusante, que nos sugerem ser de época posterior.

Apesar de serem evidentes várias remodelações em época posterior, e das quais não conseguimos precisar o momento exato em que cada uma ocorreu, sendo as mais impactantes constituídas pelo alongamento do tabuleiro na margem sul e a reparação das guardas que terá ocorrido em 1952, segundo inscrição numa guarda do lado jusante.

A montante da ponte, um pequeno açude alimenta um moinho de pequenas dimensões. O moinho de planta retangular é de alvenaria irregular e junta seca, possuindo um vão de porta de verga reta a norte e uma pequena janela a sul. Restaurado recentemente, possui apenas uma moenda a qual deveria ser impulsionada pela água canalizada por pequeno canal térreo até ao penal.

Galeria

Formulário de contacto

    O seu nome (obrigatório)
    O seu Email (obrigatório)
    Assunto
    A sua mensagem