Formulário de contacto

    O seu nome (obrigatório)
    O seu Email (obrigatório)
    Assunto
    A sua mensagem

    Rota do Enoturismo de Felgueiras

    O enoturismo oferece-lhe a oportunidade de visitar quintas e adegas, de pisar o terroir, de contemplar os vinhedos, de degustar e comprar vinhos

    Rota do Enoturismo 

    O enoturismo oferece-lhe a oportunidade de visitar quintas e adegas, de pisar o terroir, de contemplar os vinhedos, de degustar e comprar vinhos. Terá a oportunidade de visitar os monumentos da Rota do Românico, monumentos das civilizações romanas e de relaxar nas paisagens e lugares naturais que Felgueiras oferece. Para que possa usufruir de toda a experiência, reserve o seu alojamento no conforto do desta terra acolhedora.

    A história do vinho em Felgueiras remonta aos tempos romanos. A chegada destes em 27 e 19 A.C. trouxe uma nova cultura e técnicas agrícolas, entre as quais a vinha estava incluída. Foi durante esta época que a Villa Romana de Sendim se edificou, em meados do século I d.C., e explorou o vale ocupado por Sendim e Jugueiros. Em 1112, quando D. Teresa concedeu Carta de Couto ao Mosteiro de St.ª Maria de Pombeiro, a atividade agrícola da região intensificou-se, dando assim um papel importantíssimo aos monges beneditinos na produção de vinho. Nas memórias paroquiais de 1758 foi referida a importância da produção do vinho verde em Felgueiras, fazendo-se uma clara referência às uveiras ou vinho de enforcado. Ao longo do século XVIII a comercialização de vinho em vendas e estalagens do concelho era bastante elevada.

    Atualmente, Felgueiras é o maior produtor nacional de Vinhos Verdes com 14 milhões de litros, exportando para mais de 30 países em todo o mundo, estando entre estes vinhos verdes brancos e tintos, sendo os brancos com as castas Azal, Arinto, Loureiro, Trajadura e Alvarinho, e os tintos com Espadeiro, Padeiro e Vinhão.

    A gastronomia tradicional harmoniza em pleno com os vinhos de Felgueiras. O turista tem a oportunidade de saborear a tradição e o paladar de produtos genuínos, onde se sobressai o prato identitário desta região, o Bacalhau à Felgueiras. Quanto aos doces, o Pão de Ló de Margaride é sem dúvida o mais tradicional, com cerca de 300 anos de tradição, sendo este servido à mesa da Família Real Portuguesa desde o século XIX.

    Além da gastronomia e vinhos, terá a oportunidade de visitar o património natural e cultural que Felgueiras possui, bem como todas as tradições desta região.

    Ler mais

    Felgueiras

    Rota do Enoturismo