Integrando o espaço devocional do Santuário do Bom Jesus de Barrosas, o cruzeiro com a mesma invocação, delimitava o percurso das procissões que partiam do santuário e encerrava o percurso da Via Sacra.
De provável construção setecentista, 1724, originalmente estaria colocado sobre uma grande plataforma de granito de onde partiam cinco degraus em granito, hoje apenas possui quatro degraus na sua base (Cardoso 2014: 59).
O pedestal, formado por base e plinto quadrangular, é ornamentado em todas as faces por motivos geométricos e vegetalistas estilizados, possui embasamento e cornija salientes. Sobre a cornija assenta um pequeno soco decorado onde apoia o fuste estriado e decorado com pontas de diamante no terço inferior. A coluna é rematada por um capitel coríntio com decoração vegetalista encimado pelo acrotério seguido de uma esfera, também ela com decoração vegetalista. A encimar todo o conjunto, uma latina que apresenta um cristo.
Bibliografia
Cardoso, Cristiano; Sousa, Luís (2014) Santa Maria de Idães – Património Religioso. Dalmática, Conservação e restauro, Lousada.
Portal Oficial de Turismo de Felgueiras
Todos os direitos reservados © 2021 . Desenvolvido por Atelier Alves
Notificações