Aldeias: Burgo e Codeçais
As aldeias são uma forte identidade das regiões porque simbolizam a força de um povo que deixou uma riqueza arquitetónica envolta de maravilhosas paisagens. O concelho de Felgueiras apresenta-lhe as suas duas maravilhas do mundo rural.
A aldeia do Burgo, classificada como Aldeia de Portugal, possui uma longa história que nos é contada ao longo da sua estreita rua de origem romana. O edificado que a envolve serve de testemunho às várias vivências que nela se sucederam ao longo dos seus séculos de existência.
Rodeada por uma extensa mancha verde que retrata o cariz agrícola deste alvéolo de Pombeiro, a Aldeia do Burgo impressiona pela qualidade das suas construções, pelas figuras ilustres que aí se instalaram, acontecimentos históricos que testemunhou e, o mais importante, retrata a vida das gentes que aí habitaram desde a Idade Média.
Gentes essas que ainda mantêm o orgulho na sua aldeia, testemunho desse regozijo “bairrista” é a participação de toda a população, em julho, no “Há Festa na Aldeia”.
Codeçais é uma aldeia rural classificada como Aldeia de Portugal que ainda hoje ostenta as marcas da sua principal vocação, a agricultura.
O edificado que possui retrata a morfologia das casas agrícolas desde o século XVIII até aos dias de hoje, não obstante a que a génese da aldeia seja do século XVI, pelo menos.
Para além das casas rurais, espigueiros, sequeiro e eira, a aldeia é marcada por duas construções ligadas a uma personalidade ímpar do concelho de Felgueiras, o Dr. Luís Gonzaga de Fonseca Moreira, que aqui terá nascido e edificado a soberba Casa do Castelo.
A paisagem, ainda hoje marcadamente rural, envolve o aglomerado da aldeia num verde imenso dos campos agrícolas e da floresta que a rodeia.
Venha explorar, saborear e sentir… Felgueiras!